Notícias

#Administração | 20 DE SETEMBRO DE 2017

Prefeitura coleta propostas da população na última audiência pública do PPA

Fotos (Ascom-PMC)


Com foco no planejamento do orçamento municipal dos próximos quatro anos, e visando melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura do Cedro realizou nessa segunda-feira (18-09) no Centro de atividades econômicas (CAE) a última Audiência Pública do PPA, das cinco que haviam sido planejadas. Os encontros são fundamentais para a elaboração do PPA (Plano Plurianual 2018-2021), garantindo ao cidadão a possibilidade de construir o orçamento do município de forma participativa. Previsto na Constituição Federal, o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública, organizando as ações do governo em programas de bens e serviços para a população.

A audiência também colocou em discussão os caminhos para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento pelo qual o governo municipal, junto da população, estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o exercício financeiro do próximo ano (2018).

O evento contou com a presença dos secretários de governo; membros de conselhos municipais; presidentes de associações; líderes sindicais; representantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada; servidores do município e de outros segmentos da sociedade civil organizada. O 1º Secretário da Câmara, vereador José Galvão, também compareceu no evento e representou o legislativo municipal.

Em sua fala de abertura, o prefeito Antonio Leite lembrou das audiências já realizadas na zona rural. "Nunca antes o povo participou tão ativamente do processo de elaboração desse plano. Por todas as comunidades rurais que passamos percebemos que a população precisa ser ouvida, só assim conseguiremos atender, na medida do possível, as necessidades de cada localidade", pontuou o gestor.

O prefeito deu ênfase às ações dos primeiros nove meses de gestão, pontuando a reforma de 14 escolas municipais; do Centro de Atividades Econômicas (CAE); dos PSFs; a revitalização da quadra de esportes "O Tavarão" e do estádio "O Camilão"; o investimento para a melhoria na qualidade da merenda escolar; a criação do programa Bolsa Universitária; a estruturação da nova casa do TFD em Recife; aquisição de novos equipamentos para as unidades de saúde; aumento na oferta de exames; aquisição de novo veículo para atender as necessidades da secretaria de saúde; ampliação da coleta do lixo, feita agora por dois caminhões compactadores, dentre outras ações.

Após a fala do gestor, os secretários apresentaram as ações de suas pastas e pontuaram propostas para o PPA. Os demais presentes receberam formulários impressos e anotaram as sugestões em obras e ações para o Plano. Também foi aberto um fórum de discussão para que a população apresentasse os problemas do município e discutisse em conjunto as possíveis soluções.

Durante a audiência os participantes se dividiram em grupos para formular propostas com vistas ao aperfeiçoamento de quatro eixos no município: Eixo Social, Eixo Econômico, Eixo Infraestrutura e Ambiente e Eixo Gestão e Governança.

Foram apresentadas e socializadas propostas englobando todos os setores da administração, visando um desenvolvimento amplo para o Cedro nos próximos anos.

A Audiência Pública da última segunda-feira encerra a maratona de encontros promovidos desde o início do mês em quatro comunidades rurais, uma ação legal e transparente da Prefeitura do Cedro, objetivando definir as prioridades e metas da administração pública para os próximos quatro anos, promovendo participação popular e garantindo a democracia.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário





NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Administração | 21 DE DEZEMBRO DE 2017

prefeito irá nomear comitê gestor para o meio ambiente

#Administração | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

A prefeitura do Cedro prorrogou até o dia 19 de janeiro o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Pagando no novo prazo estabelecido, o contribuinte tem direito a participar da promoção IPTU Premiado e concorrer aos seguintes prêmios: 1TV LCD 32 polegadas, [...]

#Administração | 15 DE DEZEMBRO DE 2017

O Tribunal e Contas do Estado (TCE-PE) divulgou o ranking de transparência dos municípios pernambucanos referente ao ano de 2017. No sertão central o Cedro aparece como o município melhor posicionado, na 35º posição, sendo considerado o mais transparente [...]

#Administração | 04 DE DEZEMBRO DE 2017

A Consulpam, organizadora do concurso público para preenchimento de 64 vagas na prefeitura do Cedro, divulgou na última sexta-feira, 1 de dezembro de 2017, o resultado preliminar das provas objetivas e de títulos, aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro.O candidato que desejar in [...]

#Administração | 08 DE NOVEMBRO DE 2017

Em virtude dos questionamentos feitos por alguns munícipes sobre o valor do IPTU 2017 (Imposto Predial Territorial Urbano), a prefeitura do Cedro vem, por meio desta nota, esclarecer o seguinte:O valor atual do IPTU é consequência da atualização na alíquota d [...]

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS