Notícias

Cedro é o primeiro município do estado a implantar sistema de vacinas on-line

Data: 06 de outubro de 2017

Fotos (Ascom-PMC)

Depois da inovação nos tabletes fornecidos aos agentes comunitários de saúde, mais uma vez o Cedro se torna referência para os outros municípios ao implantar pela primeira vez em todas as unidades de saúde o (SI-PNI) Web, sistema de acompanhamento on-line de vacinas que vai permitir a expansão do banco de dados dos pacientes.

O sistema vai facilitar o acompanhamento feito pela Secretaria de Saúde "os profissionais poderão visualizar o esquema vacinal de cada pessoa, identificando as doses tomadas e as que estejam faltando", diz a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Sabrina Souza. Ainda de acordo com ela, a nova ferramenta vai disponibilizar instantaneamente para o Ministério da Saúde todas as informações dos pacientes vacinados.

A implantação do novo sistema em Cedro foi acompanhada pela Coordenadora de Imunização da Gerência Regional de Saúde, Dilza Xavier. Ela diz que o Cedro foi escolhido como cidade piloto na implantação do sistema e que logo em breve será levado para outros municípios do Estado de Pernambuco.

O Cedro utilizava desde o ano de 2012 o SIP Desktop, no qual as informações eram armazenadas apenas no computador da unidade básica, Com a migração para o novo sistema, as informações estarão online e o município passa a trabalhar com uma ferramenta segura com relação ao banco de dados por ser um sistema web.

Outra vantagem trazida com o novo sistema é a ampliação do acesso aos operadores do sistema, que terão disponíveis sempre que necessitarem toda base de dados dos usuários do município. O sistema é vinculado cartão do SUS, podendo as informações serem acessadas de qualquer unidade de atendimento.

A Secretaria de Saúde do Cedro promoveu no início da semana uma capacitação para todas as vacinadoras e equipes das unidades de saúde sobre o uso adequado nova ferramenta online. "Até o final do ano nossa meta é concluir a migração de toda a base de dados em todas as salas de vacina das unidades de saúde", informa Sabrina Souza, Coordenadora Municipal do Programa de Imunização.

"Se perder o cartão de vacina impresso, a pessoa poderá acessá-lo em qualquer unidade de saúde do Brasil via online, sem prejuízos. Isso vai evitar a revacinação, facilitando também o trabalho de quem atua nas salas de vacina", explica Sabrina.

A Secretária de Saúde, Lucilene Bezerra, enfatizou o pioneirismo do Cedro na implantação do sistema. "O nosso município agora se torna exemplo para outras cidades. Aos poucos vamos mostrando que com esforço e dedicação, é possível oferecer um serviço de saúde eficiente e de qualidade", destacou a Secretária.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS