Notícias

Prefeito do Cedro comemora o Dia do Funcionario Público Aposentado

Desde que assumiu o Município, Antonio Leite não atrasou um só mês, os repasses do FUNPRESCE

No Dia do Funcionario Público Aposentado, o Prefeito do Cedro, Antonio Leite, está comemorando o crescimento real do Fundo de Previdência - FUNPRESCE. Desde janeiro que o fundo de previdência vem experimentando avanços, fruto de ações integradas entre a administração e a gestão do fundo, de forma segura e com responsabilidade sobre o patrimônio da classe trabalhadora. O Fundo Municipal de Previdência de Cedro passou por altos e baixos até buscar medidas de estabilidade financeira condizente com as necessidades que a gestão do fundo exige. E esse momento foi iniciado em janeiro. Nesse período, de pouco mais de seis meses, a saúde financeira do fundo conquistou um salto de qualidade. Os atrasos constantes de repasses eram alarmantes. Só pra exemplificar, no último ano, a patronal não foi repassada nenhuna vez, pelo Ex-Prefeito. O débito com o FUNPRESCE só crescia, a ponto de, ao final de 2016 o município ter que apelar para mais um parcelamento.
O Poder Executivo municipal, desde janeiro de 2017 vem cumprindo com as obrigações patronais e as retenções, com isso dando a sua contribuição para a busca da estabilidade financeira do fundo de previdência, que nos últimos anos quase entrou em colapso, apesar de ter sido gerido por uma equipe responsável e competente, mas que a Prefeitura não fazia sua parte.
Para o prefeito Antonio Leite, o Fundo Municipal de Previdência representa muito bem a classe trabalhadora e os resultados positivos são frutos da boa gestão da receita arrecadada. “Há um respeito mútuo, entre a nossa administração e a gestão do fundo, consequência disso é o saldo do fundo, de mais de meio milhão de reais, bastante distante da média dos últimos anos”, sintetiza o prefeito Antonio Leite.
De acordo com a Unidade de Controle Interno, “O Fundo de Previdência do Município de Cedro vem cumprido com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade”. São fatores que resultam em boa gestão dos recursos que formam o patrimônio do servidor público.
A Gerente de Previdência, Cleia Carlos, destaca a importância de uma ação conjunta entre o Executivo e a gestão do fundo, preservando os repasses legais para a formação do fundo através de valores aportados da folha salarial entre a parte trabalhadora e a patronal. “É a demonstração de respeito do gestor público municipal para com a classe trabalhadora, em obediência aos ritos trabalhistas”, avalia a gestora. Conforme Cléia Carlos, os dados financeiros apresentados, com um superávit, é resultado da sintonia entre governo e gestão de fundo. “Se o prefeito tem a contribuição repassada em dia, ganhamos todos com isso, governo e servidores públicos municipais”, assegura a gestora.
O Conselho Municipal de Previdência, é um grande apoiador, por sua participação exemplar e ação fiscalizadora. No dito popular que assinala que é “o olho do dono que engorda o próprio gado”, a metáfora também se aplica a gestão do fundo, acompanhada de perto pelo conselho gestor.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIALS