Notícias

Palestras despertam vocação profissional nos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Momento contou com a participação de profissionais cedrenses

Data: 04 de outubro de 2017

Fotos (Ascom-PMC)

Escolher uma carreira profissional pode gerar muitas dúvidas nos jovens e adolescentes. Pensando em auxiliar os estudantes da rede municipal na escolha de uma futura profissão, a Secretaria de Educação promoveu um momento de orientação vocacional com os alunos do 9º ano do ensino fundamental na manhã dessa terça-feira (03-10), na Câmara de Vereadores.

Os estudantes participaram de uma palestra com a Psicóloga Miriam Souza, que abordou as principais determinantes capazes de influenciar na escolha vocacional: maturidade vocacional, inteligência cognitiva e emocional, interesse, valores, necessidades, traços de personalidade e autoconceito.

Há alguns meses atrás os professores consultaram os alunos sobre a profissão que cada um gostaria de seguir. Com esses dados em mãos, profissionais que se destacam nas áreas de preferência dos alunos foram convidados para compartilhar suas experiências da vida acadêmica e os desafios enfrentados antes, durante e depois do ensino superior.

Foram convidados o advogado recém formado Dr. Wellington Gomes, a enfermeira Janaína Rufino, o médico Dr. Ênio Jeremias, o policial militar, Junior Moura e o professor José Laurentino. Os profissionais contaram suas experiências mais marcantes da graduação, os projetos desenvolvidos e os estágios vivenciados em suas respectivas áreas. Após as apresentações, os alunos conversaram com os eles sobre as perspectivas do mercado de trabalho e as vantagens de cada uma profissões.

A Secretária Anna Éricka Tavares diz que momentos de orientação vocacional são fundamentais para que os alunos façam a escolha de uma área de estudos e da futura profissão a seguir. "Não é uma decisão fácil, principalmente para os jovens que ainda não conhecem as particularidades de cada carreira. O nosso objetivo é aproximar os estudantes dos profissionais para que a escolha seja baseada na vocação de cada um", pontuou.

AULÃO DE MATEMÁTICA

Ainda na manhã dessa terça-feira os alunos participaram também de um aulão descontraído de matemática, ministrado pelo professor de Jardim - CE, Fernando Evangelista. Segundo o Gerente Pedagógico, Espedito Fidélis, o momento serve para despertar nos alunos o interesse pela matemática, área em que os estudantes apresentam mais dificuldades no desempenho.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário



Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS