Notícias

Prefeitura do Cedro firma acordo com NUPREV para combate às drogas e violência

Data: 02 de dezembro de 2017

Fotos: DACOM/PMC

A equipe do Núcleo de Prevenção à Violência (NUPREV) do sertão central, órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), esteve em Cedro na noite desta sexta-feira (01-12). Os agentes vieram ao município por meio de uma parceria com o CREAS ministrar uma palestra sobre drogas e violência, na escola Valdicleitwson da Silva Menezes. Na oportunidade o órgão oficializou um acordo com a prefeitura do Cedro com o objetivo de combater o uso de drogas entre os jovens e diminuir os indicadores de violência no município.

No acordo, que entra em vigor no ano que vem, ficou definido que o Cedro vai ser contemplado com o curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A ação vai atender em média 300 alunos das escolas municipais e da escola estadual Valdicleitwson. O curso é ministrado por policiais do NUPREV e discute com os pais e alunos questões relacionadas ao combate e prevenção às drogas e à violência. Um dos principais objetivos do curso é desenvolver a cultura da Paz na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. O corpo de instrutores do PROERD é composto por policiais militares voluntários ligados ao NUPREV Sertão.

O pacto foi firmado na presença do prefeito do município Antonio Leite, da Coordenadora do CREAS Rosângela Carlos, da Secretária de Assistência Social Rosilene Sousa e da equipe do NUPREV, representada por Capitão Fábio, Cabo Carvalho e Cabo Espedito. Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância de ações preventivas ao uso de drogas. "Esse trabalho se faz ainda mais necessário quando falamos e crianças e adolescentes, pois é nessa fase que elas podem estar mais vulneráveis a isso", disse. O gestor comemorou o acordo e agradeceu a parceria com o NUPREV Sertão, colocando a prefeitura à disposição para colaborar com as ações do PROERD em Cedro.

"Antes de combater é preciso previnir o uso de drogas. Esse é o grande objetivo desta parceria. Vamos desenvolver ações em rede e fortalecer as ações em nosso município", ressaltou Rosângela Carlos.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

MAIS SOBRE O CURSO

O PROERD é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12,concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dezessete semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd, tendo por base uma Cartilha, onde o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.

Fonte: Secretaria de Defesa Social (SDS-PE)

 

Deixe seu comentário

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS