Notícias

#Finança | 07 DE FEVEREIRO DE 2018

Assembleia expõe situação financeira do FUNPRESCE aos aposentados da prefeitura

Fundo de previdência municipal vive momento difícil nas finanças

Foto (Ascom-PMC)


Aposentados e pensionistas da prefeitura do Cedro participaram da primeira assembleia geral ordinária de 2018 do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais do Cedro (FUNPRESCE), realizada nesta terça-feira (06-02) na câmara de vereadores.

Conforme a gerente do fundo, Cléia Carlos, o objetivo do encontro foi apresentar o quadro financeiro da previdência municipal aos segurados. "Estamos passando por uma fase de insuficiência de recursos, existindo mais despesas do que receitas mensalmente", alertou a gerente.

Segundo Cléia, o pagamento do salário dos aposentados em dia só está sendo possível graças ao empenho da gestão municipal, que tem repassado pontualmente o aporte financeiro para suplementar o valor da folha de pagamento.

Para o advogado especialista em direito previdenciário, Dário Leite, membro do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Social (CEEDES), vários fatores contribuíram para o quadro de instabilidade nas finanças do fundo, entre eles o parcelamento de dívidas da gestão passada 2.226.881,51 (dois milhões, duzentos e vinte e seis mil, oitocentos e oitenta e um reais e cinquenta e um centavos). Os débitos foram gerados à medida que a administração anterior deixou de repassar ao FUNPRESCE a contribuição patronal no período de novembro de 2015 a outubro de 2016.

O prefeito Antonio Leite afirmou que desde que assumiu a prefeitura faz o repasse das contribuições em dia e integralmente, cumprindo com o dever da gestão e garantindo suficiência de recursos para pagar aos aposentados e pensionistas dentro do mês corrente. "Somos conhecedores da situação do FUNPRESCE, e ela não é fácil, mas não podemos esquecer que para chegar a esse ponto existem culpados e eles precisam ser responsabilizados criminalmente", expressou o prefeito.

Ao final da assembleia, a gerente Cléia Carlos agradeceu a atenção do prefeito e o empenho da gestão, que tem prestado o auxílio necessário para a manutenção do fundo em uma fase de dificuldades nas finanças.

O prefeito Antonio Leite elogiou a iniciativa da assembleia e sugeriu que os encontros sejam realizados constantemente. "O objetivo é ser mais transparente, mostrando aos segurados a realidade nas contas da previdência municipal e os agravantes que contribuíram para chegarmos a esta situação difícil", disse o gestor.

Na tabela abaixo (1), detalhamos as receitas e despesas dos 12 meses de 2017, dentre os quais apenas 4 tiveram saldo positivo.

Na outra tabela (2), as previsões de receita e despesas até o ano de 2073, mostrando uma situação preocupante com a estimativa de gastos superiores a entradas de recursos.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Finança | 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Mantendo o seu compromisso com os servidores municipais, a Prefeitura do Cedro irá antecipar o pagamento do 13º salário dos funcionários. O pagamento da parcela única será realizado nesta sexta-feira (08-12). A data limite para o pagamento do décimo ter [...]

#Finança | 07 DE JULHO DE 2017

Previsão é que o sistema seja retomado em breve

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS