Em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Cedro - Governo "o povo construindo o futuro", por meio da Coordenadoria da Mulher, inicia a campanha "Agosto Lilás", mês de combate à violência contra a mulher. As ações em tempos de pandemia incluem orientação para mulheres, fixação de cartazes, distribuição de informativos, rodas de conversa e adesivagem de carros, nas ruas da cidade, com a "Blitz Maria da Penha" conscientizando sobre o assunto.
As atividades começam nesta quarta-feira (04/08) e seguem durante todo mês de agosto (Confira a programação). A lei federal n°11.340/2006 foi criada com o objetivo de estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica.
A coordenadora de proteção a mulher Natalia Fernandes, destaca que a coordenadoria oferece uma série de serviços para vítimas de violência, entre eles acolhimento, orientações, encaminhamento da vítima aos programa de atendimento e proteção a mulher.
Explica que o "Agosto Lilás" é uma campanha com foco na efetivação dos direitos das mulheres a fim de serem debatidos com profundidade por toda a população.
"A partir do momento que a vítima consegue saber os direitos dela, o que diz a lei, ela consegue ajudar uma amiga que está sofrendo a violência. Ela, se já sofreu, consegue identificar os tipos de violência quando estiver ocorrendo com outra pessoa. É muito importante que todo mundo seja conscientizado da lei, até mesmo os homens, para que eles saibam se estão cometendo violência porque muitas vezes eles acham que não estão cometendo um crime"