NOTÍCIAS

07-FEV-2018

Assembleia expõe situação financeira do FUNPRESCE aos aposentados da prefeitura

Fundo de previdência municipal vive momento difícil nas finanças

#Finança 07 DE FEVEREIRO DE 2018

Foto (Ascom-PMC)


Aposentados e pensionistas da prefeitura do Cedro participaram da primeira assembleia geral ordinária de 2018 do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais do Cedro (FUNPRESCE), realizada nesta terça-feira (06-02) na câmara de vereadores.

Conforme a gerente do fundo, Cléia Carlos, o objetivo do encontro foi apresentar o quadro financeiro da previdência municipal aos segurados. "Estamos passando por uma fase de insuficiência de recursos, existindo mais despesas do que receitas mensalmente", alertou a gerente.

Segundo Cléia, o pagamento do salário dos aposentados em dia só está sendo possível graças ao empenho da gestão municipal, que tem repassado pontualmente o aporte financeiro para suplementar o valor da folha de pagamento.

Para o advogado especialista em direito previdenciário, Dário Leite, membro do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Social (CEEDES), vários fatores contribuíram para o quadro de instabilidade nas finanças do fundo, entre eles o parcelamento de dívidas da gestão passada 2.226.881,51 (dois milhões, duzentos e vinte e seis mil, oitocentos e oitenta e um reais e cinquenta e um centavos). Os débitos foram gerados à medida que a administração anterior deixou de repassar ao FUNPRESCE a contribuição patronal no período de novembro de 2015 a outubro de 2016.

O prefeito Antonio Leite afirmou que desde que assumiu a prefeitura faz o repasse das contribuições em dia e integralmente, cumprindo com o dever da gestão e garantindo suficiência de recursos para pagar aos aposentados e pensionistas dentro do mês corrente. "Somos conhecedores da situação do FUNPRESCE, e ela não é fácil, mas não podemos esquecer que para chegar a esse ponto existem culpados e eles precisam ser responsabilizados criminalmente", expressou o prefeito.

Ao final da assembleia, a gerente Cléia Carlos agradeceu a atenção do prefeito e o empenho da gestão, que tem prestado o auxílio necessário para a manutenção do fundo em uma fase de dificuldades nas finanças.

O prefeito Antonio Leite elogiou a iniciativa da assembleia e sugeriu que os encontros sejam realizados constantemente. "O objetivo é ser mais transparente, mostrando aos segurados a realidade nas contas da previdência municipal e os agravantes que contribuíram para chegarmos a esta situação difícil", disse o gestor.

Na tabela abaixo (1), detalhamos as receitas e despesas dos 12 meses de 2017, dentre os quais apenas 4 tiveram saldo positivo.

Na outra tabela (2), as previsões de receita e despesas até o ano de 2073, mostrando uma situação preocupante com a estimativa de gastos superiores a entradas de recursos.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 9 dia(s)

Prosperidade no Campo: Cedro Anuncia Liberação de Recursos do Garantia Safra

Injeção de R$ 680.400,00 na Economia Local Beneficia 567 Agricultores Familiares

#Educação Há 20 dia(s)

Resultados Finais do Programa Bolsa Universitária 2024.1 Divulgados

Estudantes contemplados, Vejam Como Consultar os Resultados Online ou Presencialmente

#Educação Há 24 dia(s)

Resultado Preliminar do Programa Bolsa Universitária 2024.1

Confira a lista dos estudantes selecionados no site ou pela Secretaria Municipal de Educação

#Educação Há 30 dia(s)

Curso de Libras Avançado: uma oportunidade de formação e inclusão em Cedro

Prefeitura abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais

#AssistênciaSocial Há 31 dia(s)

Secretaria de Assistência Social está realizando a entrega de 1° e 2° via de identidade

Saiba como e onde retirar a sua 1° ou 2° via do RG expedida em dezembro de 2023

#Educação Há 34 dia(s)

Bem-vindos ao ano letivo 2024: uma jornada de esperança e educação

A Secretaria de Educação de Cedro convida todos os estudantes, famílias e profissionais da educação a se unirem por um futuro melhor e mais justo.

#Educação Há 36 dia(s)

Abertura do Edital de Bolsa Universitária para Estudantes em Vulnerabilidade Socioeconômica em Cedro/PE

“A Prefeitura Municipal de Cedro, através da Secretaria de Educação, convida estudantes universitários a se candidatarem ao Edital N° 01/2024.1 para o primeiro semestre de 2024.

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Prefeitura de Cedro-PE convoca famílias para atualizar Cadastro Único

Revisão Cadastral visa garantir benefícios sociais e evitar bloqueios

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito