Notícias

#DireitosHumano | 13 DE ABRIL DE 2018

Prefeitura promoverá capacitação cuidadores de pacientes acamados

Foto: reprodução

Para garantir atendimento adequado e mais qualidade de vida aos pacientes acamados, a Prefeitura do Cedro dará início a um ciclo de capacitação voltada para os cuidadores. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde/ NASF-AB e Agentes Comunitários de Saúde, a capacitação tem o objetivo de orientar, tirar dúvidas e aperfeiçoar a rotina de trabalhos especiais e diários realizados por familiares dos pacientes internados em domicílio.

O treinamento é exclusivo para as pessoas que cuidam de usuários já cadastrados e assistidos pela rede de atenção básica de saúde no município. Essa primeira capacitação do ano será dividida em duas etapas: no dia 20-04 acontece a abertura oficial e o tema abordado será primeiros socorros, com palestra da Enfermeira Renata Santana. No mesmo dia ocorrerá outra palestra com o tema Reabilitação Corporal, ministrada pelas Fisioterapeutas Mávia Tavares e Ellen Clycia. No dia 04/05, serão abordadas duas temáticas; Reabilitação da Fala, com a Fonoaudióloga Ana Paula Gondim e a Odontóloga Érica Almeida e Alimentação Saudável, com o Nutricionista Cláudio Santos.

Segundo a Secretária de Saúde, Lucilene Bezerra, a capacitação reflete na melhoria do atendimento prestado ao usuário dos serviços de saúde no município. "os cuidadores recebem instruções sobre a correta utilização dos insumos fornecidos aos pacientes, utilização e dosagem correta das dietas especiais e, ainda, troca de curativos e uso de medicações. Tudo isso implica no aperfeiçoamento do serviço", ressaltou.

Conforme o Coordenador do NASF-AB, Rômulo Sueudo, na capacitação serão repassadas orientações sobre como lidar com o paciente, a importância da limpeza do ambiente, dentre temas especiais. "Em geral, os cuidadores encontram dificuldades nos exercícios de fisioterapia e na manipulação do paciente no leito. Daí a importância dessa iniciativa da Prefeitura, que auxilia esses profissionais no cumprimento de suas tarefas de rotina com mais qualidade", afirma o Coordenador.

Atualmente, os pacientes acamados são assistidos com insumos pela rede de Atenção Básica do município. A lista inclue desde gases e materiais de curativos a dietas especiais. A maioria dos beneficiados são idosos, e todos os pacientes recebem acompanhamento permanente das equipes de Saúde da Família (PSF) do Cedro.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura do Cedro

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#DireitosHumano | 17 DE JUNHO DE 2017

Desde que assumiu o Município, Antonio Leite não atrasou um só mês, os repasses do FUNPRESCE

Prefeitura do Cedro - PE

LOCALIZAÇÃO

 Rua Sete de Setembro, nº 68 Centro

 Tel: (87) 3889.1156

 prefeitura@cedro.pe.gov.br

REDES SOCIAIS